Não existe cura para os zumbidos. Se os seus zumbidos forem causados por problemas relacionados com perda auditiva ou danos nos ouvidos e na audição, podem ser permanentes. Nesse caso, não há forma de curar ou eliminar completamente os sons que ouve.
No entanto, se os seus zumbidos forem causados por outro problema de saúde subjacente, podem desaparecer completamente caso essa condição seja tratada. Isto só será possível se o problema subjacente tiver cura. Se se tornar uma condição crónica ou causar danos permanentes na audição, os zumbidos também poderão ser permanentes.
Se tem zumbidos permanentes, existem opções de tratamento para ajudar a gerir a condição e reduzir os sintomas. Desta forma, os sons que ouve serão menos intensos e menos frequentes.
Quer os seus zumbidos sejam temporários ou permanentes, há quatro formas de melhorar os sintomas: tratamentos médicos, apoio psicológico, produtos específicos e mudanças no estilo de vida.
Existem outras formas de aconselhamento que podem ajudar as pessoas com zumbidos a gerir o impacto mental da condição. É comum que os zumbidos afetem a saúde mental dos indivíduos que os experienciam.
Há grupos de apoio específicos para pessoas com zumbidos, onde pode encontrar conforto ao perceber que não está sozinho e que muitas outras pessoas passam pela mesma situação. Nestes grupos, os participantes partilham dicas, estratégias e mecanismos de enfrentamento que podem ser úteis.
Também pode recorrer a aconselhamento especializado para tratar problemas de saúde mental mais graves. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) não trata os zumbidos em si, mas ajuda a melhorar a forma como lida com eles. Pode contribuir para melhorar a sua saúde mental geral, reduzindo o stress e a ansiedade provocados pelos zumbidos.
Existem várias opções de tratamento e mudanças de estilo de vida que pode adotar para gerir melhor os sintomas dos seus zumbidos. Algumas são procedimentos médicos que podem tratar uma questão de saúde subjacente que provoca os zumbidos. Outras baseiam-se em aconselhamento ou terapia, ajudando-o a aprender a gerir a sua condição a nível mental. Também pode adquirir produtos especialmente concebidos que o ajudam a não se concentrar no ruído dos seus zumbidos, de modo a que o incomodem menos.