É mais comum do que pensa. De acordo com a Zumbidos Portugal, uma em cada três pessoas já experienciou zumbidos em algum momento. Por vezes, são temporários – como quando vai a um concerto muito alto. Mas se forem causados por perda auditiva, podem persistir por mais tempo.
Normalmente, a primeira coisa que notará é um som de zumbido, chiado ou assobio. Pode parecer que vem do seu ouvido, mas na realidade, origina-se dentro da sua cabeça. Por vezes, pode também sentir os ouvidos bloqueados ou ter uma ligeira tontura.
Se ouve um som persistente de zumbido, chiado ou assobio que parece vir de dentro da sua cabeça, pode estar a experienciar zumbidos. Esta é uma condição comum em que percebe sons sem uma fonte externa.
A intensidade e as características dos zumbidos podem variar. Pode afetar um ou ambos os ouvidos, e o volume pode ser muito subtil ou extremamente alto. A frequência pode ir de um rugido grave a um assobio agudo.
Os zumbidos envolvem um som que apenas o próprio ouve, pelo que não existe um teste único e científico para os diagnosticar. Todos os testes utilizados para avaliar os zumbidos dependem de uma resposta subjetiva do paciente. Eis alguns testes que poderá realizar com um profissional de saúde auditiva para obter um diagnóstico.
O questionário sobre zumbidos, com perguntas de triagem, é normalmente o primeiro passo. Ajuda o profissional de saúde auditiva a compreender melhor a natureza dos seus zumbidos e a definir os testes mais adequados ao seu caso.
Sabia que os zumbidos afetam cerca de 18% dos portugueses? É uma condição comum e, felizmente, existem formas de a gerir e encontrar alívio.
Assim que for diagnosticado com zumbidos, o seu audiologista da Widex discutirá as melhores opções de tratamento para si. Se a perda auditiva for um fator, os aparelhos auditivos ou dispositivos de mascaramento podem muitas vezes ajudar.
Para aqueles que não são candidatos a aparelhos auditivos, existem outras abordagens eficazes, como aconselhamento e a Terapia de Retreinamento de Zumbidos, que podem ajudar a gerir os zumbidos e a melhorar a qualidade de vida.