Ligue grátis 800 200 434
Centro Auditivo
Marque uma consulta
Como podemos ajudar
conversation2-audiologist-hearing-appointment-coat-4x3

Causas e fatores de risco do zumbido

O zumbido nem sempre é um problema permanente, e tratar as causas subjacentes pode eliminá-lo ou, pelo menos, reduzir os sintomas. Por isso, é importante compreender as causas mais comuns do zumbido.
Nesta página
Introdução

O que é o zumbido?

Os zumbidos são uma condição em que se experiencia um som de zumbido, chiado, assobio ou ruído semelhante num ou em ambos os ouvidos. Este som não tem uma fonte externa, pois mais ninguém à sua volta o consegue ouvir. Em vez disso, o ruído é causado por um problema interno. Também pode reduzir as suas hipóteses de desenvolver esta condição ao estar atento aos fatores de risco mais comuns dos zumbidos.
Quais são os fatores de risco?

Fatores de risco associados aos zumbidos

O fator comum a qualquer risco ou causa dos zumbidos é a interrupção do processo natural de audição. Quando os ouvidos captam um som, ele é registado pelas células ciliadas do ouvido interno. Essas células enviam impulsos elétricos através do nervo auditivo para o cérebro, onde o som é processado. Se as células ciliadas ou o nervo auditivo forem danificados, os zumbidos podem ocorrer.

Se quer evitar o desenvolvimento de zumbidos, primeiro deve conhecer os fatores de risco que podem causar esse tipo de dano. Ser proativo pode ajudá-lo a prevenir o problema antes que ocorra. Aqui estão os fatores de risco mais comuns:

crowd-cheering-hearing-loss-4x3

Exposição a ruído alto

A exposição regular a ruídos altos, seja de forma súbita ou contínua, pode aumentar o risco de zumbidos ao danificar o nervo auditivo e as células ciliadas. Isto é comum em ambientes com maquinaria ruidosa ou em contextos militares.
friends-enjoying-cafe-hearing-aids-4x3

Distúrbios cardiovasculares

A hipertensão arterial, doenças cardíacas e outros problemas cardiovasculares são fatores de risco para os zumbidos. Isto inclui a obesidade e a diabetes, ambas podendo afetar a sua saúde cardiovascular.
couple-talking-dinner-hearing-improvement-4x3

Fumar e consumir álcool

Fumar e consumir álcool regularmente pode aumentar o risco de zumbidos. A nicotina danifica o nervo auditivo, enquanto o álcool afeta os vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo nos ouvidos.
grandma-looking-dancing-hearing-aids-4x3

Envelhecimento

À medida que envelhece, a probabilidade de desenvolver zumbidos aumenta. Isto deve-se à maior possibilidade de os seus mecanismos auditivos sofrerem danos.
gym-friends-talking-hearing-loss-4x3

Lesões ou trauma

Ter um historial de lesões ou traumas na cabeça ou no pescoço aumenta o risco de desenvolver zumbidos com cada nova lesão.
kitchen-couple-cooking-hearing-aids-4x3

Género

Os zumbidos são mais comuns nos homens do que nas mulheres. Embora não seja possível evitar este fator, os homens devem ter mais cuidado em evitar outros fatores de risco comuns.
Causas mais comuns dos zumbidos

Fatores de risco associados aos zumbidos

Embora os fatores de risco aumentem a probabilidade de desenvolver zumbidos, eles não são causas diretas. O que causa os zumbidos são fatores que levam diretamente a danos ou bloqueios no processo auditivo. Aqui estão as causas mais comuns.
otoscopy-2-ear-hearing-appointment-shirt-4x3

Obstrução do ouvido

Existem várias formas de os seus canais auditivos ficarem bloqueados, incluindo:
Cera excessiva ou impactada
Crescimento anormal (ex.: otosclerose)
Tumores
Infeção no ouvido e outros tipos de inchaço ou inflamação
Doença de Ménière, que causa o acúmulo excessivo de líquido no ouvido e som abafado
elderly-couple-errands-hearing-aids-4x3

Problemas Físicos

Os zumbidos podem ter origem em problemas físicos relacionados com traumas ou alterações que afetam os ossos, articulações ou músculos da cabeça ou do pescoço. Estes incluem:
Trauma na cabeça ou no pescoço que danifica a audição.
Condições no pescoço ou maxilar, como a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM).
Problemas na trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio à garganta.

Efeitos secundários de medicamentos

Alguns medicamentos podem causar ou agravar os zumbidos, com a gravidade a depender da dose. Parar ou mudar para fármacos sem este efeito secundário pode muitas vezes resolver o problema. Medicamentos comuns a evitar incluem:
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como Aspirina, Motrin e Aleve Certos medicamentos antibacterianos e para o tratamento do cancro
programming-hearing-aid-hearing-appointment-shirt-4x3

Distúrbios sanguíneos

Para funcionar corretamente, as células ciliadas do ouvido interno e o nervo auditivo necessitam de uma circulação sanguínea estável e de qualidade. Se essa circulação for afetada, pode levar ao desenvolvimento de zumbidos. Existem vários distúrbios sanguíneos que podem estar associados aos zumbidos, incluindo:
Aterosclerose
Tumores na cabeça e no pescoço
Hipertensão arterial
Fluxo sanguíneo turbulento
Malformação dos capilares
Anemia
kitchen-friends-sharing-hearing-loss-4x3

Doenças, patologias e outros problemas de saúde

Por fim, há uma série de problemas de saúde que podem causar zumbidos temporários ou permanentes. Estes incluem diversas doenças, patologias e condições específicas que podem afetar a audição, tais como:
Alergias
Problemas na tiroide
Doenças autoimunes
Diabetes
Obesidade
Alterações hormonais, principalmente em mulheres
O que pode piorar o tinnitus?
Se já tem zumbido, há certos fatores que podem agravar os seus sintomas. Estes podem tornar o zumbido, chiado ou assobio mais alto e persistente. Entre eles estão:
  • Álcool


  • Fumar


  • Cafeína


  • Certos alimentos que afetam a circulação sanguínea


  • Stress


  • Fadiga


Se está a sentir um aumento da gravidade dos seus sintomas, tente reduzir ou eliminar certas substâncias. Pode também notar que o stress e o cansaço aumentam os sintomas. Reduzir os níveis de stress e melhorar a qualidade do sono ajudará a gerir melhor os sintomas.
Marcar consulta

Marcar consulta no especialista Widex mais próximo

Agora que conhece os fatores de risco mais comuns dos zumbidos, estará melhor preparado para os evitar sempre que possível. Se acha que tem zumbidos e está à procura de um diagnóstico, os nossos Centros Auditivos podem ajudar.

Ser-lhe-ão feitas algumas perguntas para identificar as causas subjacentes. Em certos casos, os nossos profissionais de saúde auditiva poderão fornecer ajuda direta para gerir a sua condição.

Pode contactar-nos a qualquer momento para mais informações ou para marcar uma consulta num dos nossos Centros Auditivos.

Pode interessar-lhe...

friends-talking-close-hearing-aids-4x3

Sintomas de zumbidos

O mais importante é procurar ajuda assim que notar os sintomas. Quanto mais cedo for tratado um problema subjacente, menor será a probabilidade de os zumbidos se tornarem permanentes.
tinnitus-ringing-in-ear-hearing-loss-2000x1500

Tratamentos e soluções para zumbidos

Os zumbidos são um distúrbio auditivo que pode não parecer um problema de saúde grave, mas que tem impacto na sua vida. Ouvir um zumbido constante nos ouvidos pode levar a fadiga, depressão e ansiedade. Também pode afetar a qualidade do sono, a concentração e a memória.
introducing-audiologist-hearing-appointment-coat-4x3

Types of tinnitus

If you think you have tinnitus, it is important to know what the type is. There are a few different kinds relating to the underlying cause, which affects how it can be treated. Read on to see our full guide on the different types of tinnitus.

Fale com um especialista numa das nossas lojas.

Marque uma consulta

Tem perguntas ou precisa de ajuda?

Ligue grátis 800 200 434
Portugal map widex brand

Encontre um centro auditivo perto de si.